Buscar
  • Andre Eyler

Por causa da Pandemia se tornou comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas ao andar na rua

Por causa da Pandemia se tornou comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas ao andar na rua (os que se arriscam, já que a recomendação é ficar em casa e sair apenas quando for imprescindível).

Mas, essa prática não é indicada pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Anvisa.

Deve ser feita somente por agentes de saúde e por aqueles que estiverem infectados, gripados ou com algum sintoma respiratório, porque deste modo evita que as partículas ou gotículas da tosse ou espirro sejam espalhadas no ambiente.

O uso indiscriminado não é indicado porque compromete e facilita a contaminação, já que muitos colocam mais a mão no rosto na tentativa de ajustar o acessório.

Assim a máscara não vai proteger contra o contágio e ainda vai reduzir drasticamente ou levar a escassez do produto no mercado para quem realmente precisa.

Também é necessário alertar que muitos decidiram improvisar máscaras com outros materiais impróprios.

Primeiro que não estará dentro dos padrões vigentes da Anvisa e o uso de outros materiais para tal confecção não é seguro e não tem nenhuma comprovação científica.

Além do mais, afeta a qualidade do ar e o nível de umidade próximo ao rosto durante o uso, o que pode favorecer o surgimento de outras doenças. Portanto, existem vários riscos e as pessoas vão estar desprotegidas do mesmo jeito nestas máscaras improvisadas. Já quem realmente precisa usá-la é importante ressaltar que a matéria-prima das máscaras se altera quando é lavada, o que faz com que perca suas funções de proteção.

Elas são descartáveis e tem prazo de validade. Ao passar um dia inteiro com uma, cuja superfície ficará infectada, pode trazer risco de contaminação para outras pessoas que estiverem ao redor.

Logo, a recomendação dos órgãos oficiais é utilizar o acessório por até aproximadamente 4 horas.

#drandreeyler #saude #mascarasdescartaveis #mascarascirurgicas #usodemascaras #mascarasimprovisadas #prazovalidademascaras #fiqueemcasa #covid-19 #coronavirus #transmissaovirus #grupoderisco #infecçãocoronavirus #Idosos #infectadosvirus #doençascronicas #sintomarespiratório #gripe #saudepublica #exposiçãoaovirus #saudepopulação #Pandemia #OMS #Anvisa #MinisteriodaSaude



6 visualizações

Copyright 2018- 2021 Dr.André Eyler  |  Todos os Direitos Reservados   |    Feito por Ranulfhos