Andre Eyler
QUEM DEVE USAR MARCARA?
Por causa da Pandemia se tornou comum ver pessoas usando máscaras cirúrgicas ao andar na rua (os que se arriscam, já que a recomendação é ficar em casa e sair apenas quando for imprescindível).
Mas, essa prática não é indicada pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Anvisa.
Deve ser feita somente por agentes de saúde e por aqueles que estiverem infectados, gripados ou com algum sintoma respiratório, porque deste modo evita que as partículas ou gotículas da tosse ou espirro sejam espalhadas no ambiente.
O uso indiscriminado não é indicado porque compromete e facilita a contaminação, já que muitos colocam mais a mão no rosto na tentativa de ajustar o acessório.
Assim a máscara não vai proteger contra o contágio e ainda vai reduzir drasticamente ou levar a escassez do produto no mercado para quem realmente precisa.
Também é necessário alertar que muitos decidiram improvisar máscaras com outros materiais impróprios.
Primeiro que não estará dentro dos padrões vigentes da Anvisa e o uso de outros materiais para tal confecção não é seguro e não tem nenhuma comprovação científica. Além do mais, afeta a qualidade do ar e o nível de umidade próximo ao rosto durante o uso, o que pode favorecer o surgimento de outras doenças.
Portanto, existem vários riscos e as pessoas vão estar desprotegidas do mesmo jeito nestas máscaras improvisadas. Já quem realmente precisa usá-la é importante ressaltar que a matéria-prima das máscaras se altera quando é lavada, o que faz com que perca suas funções de proteção.
Elas são descartáveis e tem prazo de validade. Ao passar um dia inteiro com uma, cuja superfície ficará infectada, pode trazer risco de contaminação para outras pessoas que estiverem ao redor. Logo, a recomendação dos órgãos oficiais é utilizar o acessório por até aproximadamente 4 horas.
#drandreeyler #saude #mascarasdescartaveis #mascarascirurgicas #usodemascaras #mascarasimprovisadas #prazovalidademascaras #fiqueemcasa #covid-19 #coronavirus #transmissaovirus #grupoderisco #infecçãocoronavirus #Idosos #infectadosvirus #doençascronicas #sintomarespiratório #gripe #saudepublica #exposiçãoaovirus #saudepopulação #Pandemia #OMS #Anvisa #MinisteriodaSaude
