Buscar
  • Andre Eyler

Ultimamente vários episódios veiculados na mídia mostram os perigos de se realizar procedimentos

Ultimamente vários episódios veiculados na mídia mostram os perigos de se realizar procedimentos estéticos com profissionais não qualificados e ainda sobre os riscos do PMMA.

É preciso alertar que é essencial fazer qualquer procedimento estético com um profissional médico, especializado em Cirurgia plástica ou Dermatologia.

Aliás, primeiramente o ideal é pesquisar e buscar referência do médico antes de iniciar um procedimento. Já o polêmico Polimetilmetacrilato (PMMA) ou Metacril, feito a base de microesferas e produzido a partir do plástico e acrílico, não é absorvido pelo organismo.

Sob o codinome de Bioplastia, a substância tem sido utilizada aleatoriamente em preenchimentos corporais e faciais.

É importante ressaltar que o PMMA pode provocar sérias complicações, como reações inflamatórias, infecções crônicas difíceis de tratar e até óbito.

Apesar de aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sua aplicação é recomendada em condições muito específicas e em pequenas doses.

Os riscos inerentes ao PMMA são expressivos, sobretudo, se for aplicado em uma quantidade acima do indicado e em áreas de muita vascularização, como os glúteos.

Se for injetado equivocadamente dentro de um vaso, por exemplo, pode ocorrer embolia, necroses do tecido e, ainda levar à morte.


Além do mais, não é possível removê-lo completamente do corpo. Há diversas outras opções de preenchimento mais garantidas, com efeitos seguros e que são biocompatíveis com o organismo, ou seja, reabsorvíveis, entre as quais, o ácido hialurônico, a hidroxiapatita de cálcio e a gordura autóloga (do próprio paciente).

#drandreeyler #riscospmma #polimetilmetacrilato#prenchimentopmma #perigosdometacril

49 visualizações

Copyright 2018- 2021 Dr.André Eyler  |  Todos os Direitos Reservados   |    Feito por Ranulfhos